Como forma de orientar o estudo da
fotografia, descrevemos a seguir alguns elementos da linguagem fotográfica e
suas finalidades.
1.
Ponto de vista e composição:
A capacidade para selecionar e dispor
os elementos de uma fotografia depende em grande parte do ponto de vista do
fotógrafo. Na verdade, o lugar onde ele decide se colocar para bater uma foto
constitui uma de suas decisões mais críticas. Muitas vezes uma alteração, mesmo
mínima, do ponto de vista, pode alterar de forma drástica o equilíbrio e a
estrutura da foto.
Por isso torna-se indispensável andar
de um lado para o outro, aproximar-se e afastar-se da cena, colocar-se em um
ponto superior ou inferior a ela, a fim de observar o efeito produzido na
fotografia por todas essas variações. A composição nada mais é do que a arte de
dispor os elementos, do assunto a ser fotografado, da forma que melhor atenda
nossos objetivos.
"A composição deve ser uma de nossas preocupações
constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então,
devemos ceder lugar à sensibilidade"
Henri Cartier-Bresson
2.
Planos:
Os Planos determinam o distanciamento
da câmera em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização
dos elementos dentro do enquadramento realizado. Os planos dividem-se em três
grupos principais (seguindo-se a nomenclatura cinematográfica) Plano Geral,
Plano Médio, Primeiro Plano. Uma mesma fotografia pode conter vários planos,
sendo classificada por aquele que é responsável por suas características
principais.
·
Plano Geral: o ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento
dominado pela situação geográfica.
·
Plano Médio: neste plano, sujeito ou assunto fotografados estão ocupando boa
parte do quadro, deixando espaço para outros elementos que deverão completar a
informação. Este plano é bastante descritivo, narrando a ação e o sujeito.
·
Primeiro Plano: enquadra o sujeito dando destaque ao gesto, à emoção, à
fisionomia, podendo também ser um plano de detalhe, onde a textura ganha força
e pode ser utilizada na criação de fotografias abstratas.
Também
é comum utilizarmos a expressão "Segundo Plano" para nos referirmos a
assuntos, pessoas ou objetos, que mesmo não estando em destaque ou determinando
o sentido da foto, têm sua importância.
3.
Perspectiva:
As fotografias são bidimensionais:
possuem largura e comprimento, e para se conseguir o efeito de profundidade é
preciso que uma terceira dimensão seja introduzida: a perspectiva.
Sem dúvida a perspectiva não passa de
uma ilusão de ótica. Quando seguramos um livro, mantendo o braço esticado, este
objeto dará a impressão de ser tão grande quanto uma casa situada a uma centena
de passos. Quanto mais se reduz a distância entre o livro e a casa, mais os
objetos se aproximam de suas verdadeiras dimensões. Só quando o livro se
encontra em um plano idêntico ao da casa, é que o tamanho aparente de cada um
deles equivale com exatidão ao real.
Através da perspectiva, linhas retas e
paralelas dão a impressão de convergir, objetos que encobrem parcialmente a
outros dão a sensação de profundidade, e através do distanciamento dos objetos
temos a sensação de parecerem menores.
Podemos utilizar a perspectiva para
criar impressões subjetivas, e o caso de efeitos de: "Mergulho"
fotografar com a câmera num ângulo superior ao assunto, diminuindo-o com
relação ao espectador; e "Contra-mergulho" a câmera num ângulo
inferior ao assunto criando uma sensação de poder, força e grandeza. Cada um
destes recursos deverá ser utilizado de acordo com o contexto e o objetivo do
fotógrafo.
4.
Luz, Forma e Tom:
A maioria dos objetos de uso diário
pode ser identificada apenas pelo seu contorno. A silhueta de um vaso, colocado
contra a janela, será reconhecida de imediato, porque todos nós já vimos muitos
vasos antes. Contudo, o espectador pode apenas tentar adivinhar se ele é liso
ou desenhado, ficando com a incerteza até que consiga divisar com clareza sua
forma espacial. E esta depende da luz.
A luz é indispensável à fotografia. A
própria palavra "fotografia", cunhada em 1839 por Sir. John Herschel,
deriva de dois vocábulos gregos que significam "escrita com luz". A
luz cria sombras e altas-luzes, e é isso que revela a forma espacial, o tom, a
textura e o desenho.
A fotografia é afetada pela qualidade
e direção da luz. Qualidade é o termo que aplicaremos para definir a natureza
da fonte emissora de luz. Ela pode ser suave, produzindo sombras tênues, com
bordas pouco marcadas (por exemplo, a luz natural em um dia nublado); ou dura,
produzindo sombras densas, com bordas bem definidas (luz do meio-dia).
A altura e direção da luz têm
influência decisiva no resultado final da fotografia.
Dependendo
da posição da luz da fonte luminosa, o assunto fotografado apresentará
iluminada ou sombreada esta ou aquela face. A seleção cuidadosa da direção da
luz nos permite destacar objetos importantes e esconder entre as sombras
aqueles que não nos interessa.
· Luz
lateral: é a luz que incide lateralmente sobre o objeto ou o assunto
fotografado, e se caracteriza por destacar a textura e a profundidade, ao mesmo
tempo que determina uma perda de detalhes ao aumentar consideravelmente a
longitude das sombras criando muitas vezes imagens confusas.
· Luz
direta ou frontal: quando uma cena está iluminada frontalmente, a luz vem por
trás do fotógrafo, as sombras se escondem sob o assunto fotografado. Este tipo
de luz reproduz a maior quantidade de detalhes, anulando a textura e achatando
o volume da foto.
·
Contra-luz: é a luz que vem por trás do assunto convertendo-o em silhueta,
perdendo por completo a textura e praticamente todos os detalhes.
Denomina-se
Tom a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra ( áreas escuras).
A gama de cinzas existente entre o preto e o branco.
Em uma fotografia onde se vê apenas a
silhueta de um objeto, recortada contra um fundo branco, não existindo portanto
tons de cinza. Esta será uma fotografia em alto-contraste. Uma fotografia que
tem apenas alguns tons de cinza predominando o preto e o branco será
considerada uma fotografia dura (bem contrastada). Já uma imagem onde
predominem os tons de cinza poderá ser considerada uma fotografia suave (pouco
contrastada). Existe uma "escala de cinzas" medida em progressão
logarítmica, que vai do branco ao preto. Esta escala é de grande utilidade,
podendo-se através dela interferir no resultado final da fotografia.
5.
Textura:
A textura e a forma espacial estão
intimamente relacionadas, entendendo-se como textura a forma espacial de uma
superfície. É através da textura que muitas vezes podemos reconhecer o material
com o qual foi feito um objeto que aparece em nossa fotografia, ou podemos
afirmar que em tal paisagem o campo que aparece é gramado ou não de terra.
Uma fonte luminosa mais dura, forte e
lateral, irá privilegiar mais a textura; enquanto uma luz mais difusa,
indireta, suave, poderá fazer desaparecer uma textura ou diminuir sua intensidade.
A textura pode ser considerada um
fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de
tato, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpável à forma plana. Ela
não só nos permite determinar a aparência de um objeto, como nos dá uma ideia da sensação que teríamos em contato com ele. Podemos, através da luz, acentuar
ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecíveis objetos do cotidiano.
6.
Linhas e Formas, os Desenhos:
O desenho pode transformar-se em um
tema, e introduzir ordem e ritmo em uma foto que, sem ele, talvez parecesse
caótica. Nos casos onde o seu efeito é muito grande, ele pode dominar a imagem,
a ponto de os outros componentes perderem quase por completo sua importância.
Linhas e formas podem ser usadas para
criar imagens abstratas, subjetivas, ou para desviar a atenção do assunto
principal de uma fotografia.
7.
Foco Profundidade de Campo:
Dentro dos limites técnicos, temos
possibilidades de controlar não só a localização do foco, como também a
quantidade de elementos que ficarão nítidos. Através destes controles, podemos
destacar esta ou aquela área dentro de um assunto fotografado. E o foco que vai
ressaltar um objeto em detrimento dos outros constantes da foto.
8.
Movimento:
Sempre que um objeto se move em frente
à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o filme também se move. Se o
movimento do objeto é rápido e a câmera fica aberta, por um tempo relativamente
longo, essa imagem ou movimento será registrada como um borrão, um tremor, ou
uma forma confusa. Se o tempo de exposição for reduzido, o borrão também será
reduzido ou até eliminado. Um tempo de exposição à luz curto (velocidade alta),
pode "congelar" o movimento de um objeto, mostrando sua posição num
dado momento. Por outro lado, um tempo de exposição longo (velocidade baixa),
pode ser usado deliberadamente para acentuar o borrão ou tremor sugerindo uma
sensação de movimento.
Apostila redigida e compilada pelo
Corpo Docente da Clínica Fotográfica: Andrea Sendyk, Malu Dabus Frota e Latã
Cannabrava.
Referências
Bibliográficas:
·
Coleção Life A Fotografia, O Aparelho
Fotográfico, Estados Unidos
·
Coleção Life A Fotografia, Manual Completa da
Arte e Técnica, Estados Unidos
·
Fuji Photo Film, Aprenda a Fotografar, São
Paulo, SP
·
Eastman Kodak Company, O Prazer de
Fotografar, Ed. Abril Cultural, São Paulo,SP
·
Daimon, Fotografia Recreativa Para Ñinos,
Barcelona, Espanha
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