PROJETO DESVENDANDO SALVADOR 2013
Ação Pedagógica da Disciplina Artes
AÇÃO: Exposição
de fotografias.
TEMA:
Desvendando Salvador.
TÍTULO: De
mim para ti. Olhares sobre Salvador.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes dos 8º e 9º anos.
LINGUAGEM ARTÍSTICA:
Fotografia.
CONTEÚDO: A apreciação e percepção de aspectos do
cotidiano, artísticos, políticos, sociais e culturais que emergem da cidade de
Salvador, das peculiaridades de uma rua do bairro à efervescência macro da
soterópolis, através dos estudos de elementos prático-teóricos (luz, ângulo, perspectiva, composição,
planos, textura, foco, movimento)
e históricos da fotografia.
COMPETÊNCIAS:
Apurar a observação e percepção sensíveis e reflexivas; conhecer práticas e
teorias das linguagens artísticas, bem como familiarizar-se com seus códigos e
articulações formais, aspectos expressivos, técnicas, materiais,
contextualizando-os em diversos âmbitos – geográfico, social, histórico,
cultural, psicológico - compreender as linguagens artísticas como manifestações
sensíveis, cognitiva e integradora da identidade; Identificar os sistemas de
representação e as categorias estéticas da obra, refletir sobre as relações que
envolvem o processo de construção e fruição da arte.
HABILIDADES:
Ler, analisar, interpretar e criar.
DESCRIÇÃO
DA AÇÃO: 1ª momento – Explicita-se aos alunos o tema da ação
pedagógica, como parte constituinte do projeto “Desvendando Salvador” e seus
objetivos. Segue exposição teórica sobre fotografia, de sua história aos
aspectos técnicos e práticos (luz,
ângulo, perspectiva, composição, planos, textura, foco e movimento). Após a
explanação, abre-se o debate.
2º momento
– Exposição e análise de diversas fotografias, de vários autores, em destaque
as produções de Pierre Verger, em seguida inicia-se discussão mediada pelo
professor.
3º momento – Exercício prático de fotografia na escola. Os alunos terão
um momento para exercitar os saberes prévios e adquiridos na escola através da
fotografia. Feitos isto, as fotos serão exibidas para a análise e discussão do
grupo.
4º momento – Realização do ensaio fotográfico (dez fotos) a partir das
percepções dos alunos sobre a cidade de Salvador. Da rua onde moram para toda a
cidade. Esta etapa será feita fora da escola e os estudantes terão um prazo
para apresentar as produções na sala de aula. As melhores fotos serão
selecionadas para impressão e postagem em blog da disciplina Artes. Estas fotos
farão parte de uma exposição a ser montada pelos estudantes, sob orientação do
professor, como atividade final do projeto de uma das turmas da escola.
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Textos sobre fotografia; computador com data show; pen drive com imagens para
mostrar aos alunos; lápis; papel; máquina fotográfica digital ou celular com
câmera fotográfica; papel carmo
preto; cola; tesoura.
SUPORTE PEDAGÓGICO: Mais Educação. É possível estabelecer
parceria, numa perspectiva colaborativa, com os profissionais que atuam no Mais Educação, nas escolas, no sentido
de trabalhar com os alunos o uso de programas de computador para a edição de fotos bem como a utilização de
recursos e ferramentas da internet, voltados para a pesquisa.
Sítios para aprofundamento sobre fotografia e a cidade de Salvador: http://www.pierreverger.org/
http://www.magnumphotos.com/
www.bv2dejulho.ba.gov.br/
http://www.fotografodigital.com.br/
http://www.fotografeumaideia.com.br/site/
AVALIAÇÃO: Leva-se em conta todo o processo e a produção fotográfica
dos estudantes, o debate e as apresentações em sala. Observa-se se todos
compreenderam a importância de se fazer a leitura de obras de arte, o
aprofundamento explicitado sobre a percepção estética da obra, entendimento
sobre fotografia nas dimensões estética e técnica, articulação com aspectos históricos
e sociais, organização e montagem da exposição.
PONTUAÇÃO:
total de 3,0 pontos (de acordo com o explicitado no projeto base). 1,0 ponto –
Processo e participação nas etapas da ação pedagógica.
1,0 ponto – Realização das fotografias.
1,0 ponto – Organização e montagem da exposição.
ASPECTOS
SUGERIDOS PARA FOCAR O OLHAR E A PERCEPÇÃO SOBRE A CIDADE DE SALVADOR:
Manifestações artísticas, históricos e culturais da cidade e dos bairros;
religiosidade; relações sociais; política; natureza; aspectos do cotidiano
dentre outros.
OBSERVAÇÃO:
Para o 6º ano, será utilizada a linguagem artística do desenho, suas técnicas
de representação, em articulação com a temática do projeto.
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