segunda-feira, 10 de junho de 2013


PROJETO DESVENDANDO SALVADOR 2013

Ação Pedagógica da Disciplina Artes

AÇÃO: Exposição de fotografias.
TEMA: Desvendando Salvador.
TÍTULO: De mim para ti. Olhares sobre Salvador.
PÚBLICO ALVO: Estudantes dos 8º e 9º anos.
LINGUAGEM ARTÍSTICA: Fotografia.
CONTEÚDO: A apreciação e percepção de aspectos do cotidiano, artísticos, políticos, sociais e culturais que emergem da cidade de Salvador, das peculiaridades de uma rua do bairro à efervescência macro da soterópolis, através dos estudos de elementos prático-teóricos (luz, ângulo, perspectiva, composição, planos, textura, foco, movimento) e históricos da fotografia.
COMPETÊNCIAS: Apurar a observação e percepção sensíveis e reflexivas; conhecer práticas e teorias das linguagens artísticas, bem como familiarizar-se com seus códigos e articulações formais, aspectos expressivos, técnicas, materiais, contextualizando-os em diversos âmbitos – geográfico, social, histórico, cultural, psicológico - compreender as linguagens artísticas como manifestações sensíveis, cognitiva e integradora da identidade; Identificar os sistemas de representação e as categorias estéticas da obra, refletir sobre as relações que envolvem o processo de construção e fruição da arte.
HABILIDADES: Ler, analisar, interpretar e criar.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO: 1ª momento – Explicita-se aos alunos o tema da ação pedagógica, como parte constituinte do projeto “Desvendando Salvador” e seus objetivos. Segue exposição teórica sobre fotografia, de sua história aos aspectos técnicos e práticos (luz, ângulo, perspectiva, composição, planos, textura, foco e movimento). Após a explanação, abre-se o debate.
2º momento – Exposição e análise de diversas fotografias, de vários autores, em destaque as produções de Pierre Verger, em seguida inicia-se discussão mediada pelo professor.
3º momento – Exercício prático de fotografia na escola. Os alunos terão um momento para exercitar os saberes prévios e adquiridos na escola através da fotografia. Feitos isto, as fotos serão exibidas para a análise e discussão do grupo.
4º momento – Realização do ensaio fotográfico (dez fotos) a partir das percepções dos alunos sobre a cidade de Salvador. Da rua onde moram para toda a cidade. Esta etapa será feita fora da escola e os estudantes terão um prazo para apresentar as produções na sala de aula. As melhores fotos serão selecionadas para impressão e postagem em blog da disciplina Artes. Estas fotos farão parte de uma exposição a ser montada pelos estudantes, sob orientação do professor, como atividade final do projeto de uma das turmas da escola.  
RECURSOS TECNOLÓGICOS: Textos sobre fotografia; computador com data show; pen drive com imagens para mostrar aos alunos; lápis; papel; máquina fotográfica digital ou celular com câmera fotográfica; papel carmo preto; cola; tesoura.
SUPORTE PEDAGÓGICO: Mais Educação. É possível estabelecer parceria, numa perspectiva colaborativa, com os profissionais que atuam no Mais Educação, nas escolas, no sentido de trabalhar com os alunos o uso de programas de computador para a  edição de fotos bem como a utilização de recursos e ferramentas da internet, voltados para a pesquisa.
Sítios para aprofundamento sobre fotografia e a cidade de Salvador: http://www.pierreverger.org/
http://www.magnumphotos.com/
www.bv2dejulho.ba.gov.br/
http://www.fotografodigital.com.br/
http://www.fotografeumaideia.com.br/site/
AVALIAÇÃO: Leva-se em conta todo o processo e a produção fotográfica dos estudantes, o debate e as apresentações em sala. Observa-se se todos compreenderam a importância de se fazer a leitura de obras de arte, o aprofundamento explicitado sobre a percepção estética da obra, entendimento sobre fotografia nas dimensões estética e técnica, articulação com aspectos históricos e sociais, organização e montagem da exposição.
PONTUAÇÃO: total de 3,0 pontos (de acordo com o explicitado no projeto base). 1,0 ponto – Processo e participação nas etapas da ação pedagógica.
1,0 ponto – Realização das fotografias.
1,0 ponto – Organização e montagem da exposição.
ASPECTOS SUGERIDOS PARA FOCAR O OLHAR E A PERCEPÇÃO SOBRE A CIDADE DE SALVADOR: Manifestações artísticas, históricos e culturais da cidade e dos bairros; religiosidade; relações sociais; política; natureza; aspectos do cotidiano dentre outros.

OBSERVAÇÃO: Para o 6º ano, será utilizada a linguagem artística do desenho, suas técnicas de representação, em articulação com a temática do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário